Foi oficialmente aprovado o programa de apoio “Casa Eficiente” que prevê uma verba de 200 milhões de euros para apoiar as intervenções de reabilitação que tenham como objetivo a melhoria da eficiência energética dos edifícios.
O ‘pontapé de saída’ foi dado no passado dia 18 de abril, na presença de dois ministros (Ambiente e Planeamento), do bastonário da Ordem dos Engenheiros, do presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), e do vice-presidente do Banco Europeu de Investimentos.
Um inquérito citado no jornal Público, levada acabo pela Quercus, revelou que apenas um em cada dez portugueses tem a casa termicamente confortável: “Segundo esse inquérito, dos 74% de portugueses que consideram as suas casas frias, 37% diz não possuir qualquer isolamento em casa e 35% diz que não sabe se a sua casa possui isolamento”.
O objetivo do Programa “Casa Eficiente” é tanto ambiental, melhorar as condições de conforto dos portugueses e o desempenho energético do parque habitacional, como económico, promover o dinamismo na construção civil e criar postos de trabalho.
Programa “Casa Eficiente” – Como se candidatar e beneficiar do apoio financeiro?
- Quem pode beneficiar do apoio?
O Programa “Casa Eficiente” vai apoiar as intervenções que incidam na envolvente construída dos edifícios (como paredes, coberturas, janelas, etc.) e nos seus sistemas (iluminação, ventilação, produção de água quente sanitária, redes prediais, dispositivos sanitários, sistemas de rega).
- Onde são apresentadas as candidaturas?
O apoio é feito através de linhas de financiamento que podem ser contratadas nos três bancos que aderiram: Caixa Geral de Depósitos, Millennium BCP e Novo Banco.
- Quais os documentos necessários?
Será necessário aceder a https://casaeficiente2020.pt/ que vai funcionar como uma plataforma online de simulação da candidatura. No portal, deve escolher as intervenções desejadas (despesas construção civil/outros trabalhos de engenharia ou aquisição de equipamentos) e obter um orçamento de uma empresa inscrita no diretório de empresas qualificadas e assim obter uma Declaração “Casa Eficiente 2020”. Será com essa declaração em mãos que poderá ser apresentada a candidatura a um dos bancos aderentes.
Ficou com dúvidas? Necessita de um orçamento? Entre já em contacto connosco.